segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CONVITE PARA REFLEXÃO


Bons exemplos devem ser seguidos, mas é preciso fazer sempre um convite para reflexão. É importante saber a responsabilidade que temos em viver numa sociedade e que cada cidadão é parte deste todo, que pertence a todos sem necessariamente estar vinculado a ninguém.

Educação vem de berço e depende dos pais, que são os primeiros a ensinar o básico do básico, que são as necessidades físicas; da fala; da comunicação do respeito mútuo, principalmente, às pessoas como seres humanos que podem fazer parte do seu cotidiano ou não.

Cidadania deveria também ser matéria escolar, pois ensinar noções de civilidade, cordialidade e respeito, não compromete o ensino formal, ensino esse que tende a preparar cidadãos para o mercado de trabalho e não somente para o consumo desenfreado do mundo "globalizado".

Cidadania, essa disciplina poderia ser ministrada nos finais de semana e com a presença dos pais, que, em muitos os casos, são os primeiros a desobedecerem as regras de convivência, além de darem maus exemplos jogando lixo nas ruas, pelas janelas dos ônibus e dos carros; falando alto no celular, ouvindo música boa ou de mau em tom elevado incomodando a todos, sem ao menos se importar com o Outro.

Observo que os jovens pais não educam os seus filhos para se comportarem quando estiverem em público respeitando, assim, o direito alheio.

E, por fim, pensar que o mundo é dos espertos é retrocesso da alma, pois o espírito não necessita de nada além da nossa consciência; que fizemos a nossa parte não tentando obter vantagens a qualquer preço, muito menos nos impondo perante os outros, esquecendo que o direito de um termina quando inicia o do Outro.

Pausa para o pensamento e reflexão, é um convite e não uma imposição, pois ninguém aqui quer colonizar ninguém. Por isto, eu não quero convencer e persuadir ninguém a nada, apenas faço a minha parte e tento aprender com os bons exemplos. E você?

Thackyn Braga

Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário