segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

QUE TAL INICIAR O ANO CONHECENDO MAIS AS MULHERES E SUA LUTA CONTRA O MACHISMO, ASSÉDIO E DIREITOS POLÍTICOS?

QUE TAL INICIAR O ANO CONHECENDO MAIS AS MULHERES E SUA LUTA CONTRA O MACHISMO, ASSÉDIO E DIREITOS POLÍTICOS?
Estamos no século XXI e, somente agora, caiu a barreira do último país em que as mulheres não possuíam direitos políticos, com direito a voto e de serem votadas. Pois é, até pouco tempo as mulheres sauditas não possuíam direito ao voto, mas agora podem votar e serem votadas. Infelizmente, a liberdade política lá ainda tem limites na Arábia Saudita e as mulheres ainda não pode colocar as suas fotografias no material de campanha muito menos conversar com homens para pedir votos. As mulheres sauditas ainda têm muito o que conquistar...
Já a Nova Zelândia foi o primeiro país a liberar o voto feminino em 19/09/1893.
A Nova Zelândia tornou-se o primeiro país do mundo, em um dia como este, no ano de 1893, a conceder direitos de voto para as mulheres. O projeto de lei foi resultado de anos de reuniões com as mulheres em vilas e cidades em todo o país. Elas muitas vezes tinham que viajar distâncias consideráveis para ouvir palestras e discursos, aprovar resoluções e petições. A líder do movimento pelo voto feminino foi Kate Sheppard. A mulheres da Nova Zelândia foram pela primeira às urnas durante as eleições nacionais em novembro de 1893. No Brasil, a mulheres começaram a votar a partir de 1932.
Como mulheres ganharam direitos políticos e como a luta continua contra todas as formas de opressão de mulheres?
Escultura de Maria Ines di Bella História Mulheres Sean Purdy Sufragistas: classe, gênero e política 1 de janeiro de 201610 min atrás1 Visualizações Sean Purdy O filme As Sufragistas, que estreou no Brasil no dia 24 de dezembro, tem sido muito…
BLOGJUNHO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário