quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BRASIL: UM LEGADO DE COTISTAS

Para tentar entender o porquê da intolerância, racismo e outras formas de discriminação, vamos estudar um pouco mais sobre o Brasil Colônia e acerca dos antigos COTISTAS, para refletir se damos ou não um basta à hipocrisia ou continuamos tão provincianos quanto o arraigado pensamento individualista de quem já necessitou de tal política de cotas, mas hoje discrimina e hostiliza pessoas sobre o pretexto de que elas são privilegiadas utilizando ou não a política de cotas...
"Nos ambientes sociais, invariavelmente, escuto descendentes de imigrantes condenarem a política de cotas. São ignorantes ou hipócritas. A parte rica do Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil é o presente de cotistas do passado. As políticas de colonização do país foram as aplicações concretas de políticas de cotas. Aos servos, camponeses, mercenários, bandidos, ladrões, prostitutas da Europa foi acenado com a utopia cotista. Ofereceram-lhes em primeiro lugar um lugar para ser seu, um espaço para produzir, representado pelo lote de terra; uma colônia para que pudesse semear o seu sonho.
E lhes alcançaram juntas de bois, arados, implementos agrícolas, sementes, e o direito de usar a natureza – a floresta, os rios e minerais – para se capitalizarem. No processo, milhares não conseguiram pagar a dívida colonial e foram anistiados. E quando ressarciram foi em condições módicas.
Sendo cotistas do Brasil puderam superar a maldição de miseráveis, pobres, servos, e de execrados socialmente. Muitos sequer podiam montar a cavalo, hoje, seus descendentes são até patrões de CTG, mas condenam as cotas, a mão, a ponte, o vento benfazejo, que mudaram a vida de suas famílias.
Leia a matéria completa em: Os cotistas desagradecidos - Geledéshttp://www.geledes.org.br/os-cotistas-desagradecidos/…
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook
"Nos ambientes sociais, invariavelmente, escuto descendentes de imigrantes condenarem a política de cotas. São ignorantes ou hipócritas. A parte rica do Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil é o presente de cotistas do passado. As políticas de colonização do país foram as aplicações concretas de políticas de cotas. Aos servos, camponeses, mercenários, bandidos, ladrões, prostitutas da Europa foi acenado com a utopia cotista. Ofereceram-lhes em primeiro lugar um lugar para ser seu, um espaço para produzir, representado pelo lote de terra; uma colônia para que pudesse semear o seu sonho."
"Depois que o Brasil começou recentemente a política de cotas, a algaravia da intolerância tomou conta do país. A cota, no geral, é um pequeno acelerador para retirar as pessoas da naturalização da miséria, um meio temporário de correção histórica da condição imutável da pobreza. Se a política de cotas é essencial em sociedades estratificadas, pode-se imaginar a sua necessidade neste Brasil amaldiçoado pela escravidão e etnicídio dos povos indígenas."
Portanto, o Rio Grande é o produto dos cotistas, os quais demandaram sobre outras regiões do país.
GELEDES.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário