sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ASSOBIO E OUTROS TIQUES: HÁBITOS EGOÍSTAS

Tento me abster ou abstrair de todos os barulhos irritantes no cotidiano banal do ser humano, mas se tem uma coisa que me irrita bastante são os barulhos repetitivos como a conversa e tom de voz muito alto, o assobio e o bater de caneta.
Em uma reunião de trabalho, as conversas paralelas e o tiques nervosos das pessoas me incomodam tanto que, quando estou conduzindo os trabalhos, sempre peço uma melhor atenção das pessoas e, se necessário, paro por algum instante e aguardo o silêncio para prosseguir uma fala ou para pedir atenção ao colega que está com a palavra.
Mallu Magalhães, uma assobiadora assumida exemplar, em seu blog "Momentos", relata o seguinte: "na ilha grega de Antia, a língua assobiada é a língua oficial. Gritar é muito raro por aqueles lados, pois segundo a tradição, os habitantes estão sujeitos a serem multados se não souberem lidar bem com a fala assobiada para executar determinados trabalhos. Assobiar enquanto se trabalha pode irritar quem está por perto, mas está provado (há sempre um estudo nestas coisas) que ajuda a melhorar a performance. Parece que o cérebro tem tendência para bloquear quando trabalhamos sob pressão, e, que, o exercício de assobiar descontrai os músculos, melhora a respiração, e oxigena o cérebro. Mais que uma reação física, assobiar traz qualquer coisa de emocional: andamos mais ritmados, mais bem-dispostos, com um tom de fundo a marcar a passada, quase música a sair dos lábios. gosto de assobiar no carro, no banho, e especialmente no trabalho. O assobio não distrai (como cantar), mas cria um embalo criativo de fundo."
Com essa explicação, confesso que até fiquei tentado em acreditar em tudo que a Mallu disse, mas enquanto escrevia este texto, me deparei não com um simples assobio, mas com uma sinfonia de assobio nos corredores do meu local de trabalho. Há quem até consiga me divertir com os seus assobios, quando percebo que a pessoa está simplesmente cantarolando uma canção conhecida que originalmente tem uma parte assobiada, mas na maioria das vezes, as pessoas assobiam por assobiar sem a menor intenção de ritmar uma canção e/ou reproduzir o tom de uma música qualquer conhecida ou desconhecida. Os assobios são repetitivos e sem objetivo, parece que a pessoa não consegue passar pelos corredores sem assobiar, um vício. Observei muitos assobiadores durante esses últimos anos de trabalho e percebi que algumas pessoas fazem isto o dia inteiro; repetem o mesmo repertório de uma nota só; acompanham com assobio qualquer barulho externo; se distraem com o próprio assobio que não percebem que estão emitindo qualquer som labial ou linguodental. Essas pessoas fazem e não se dão conta. Resumindo, são pessoas sem noção, egoístas e antissociais, pois ninguém pode sujeitar o Outro aquilo que nos dar prazer sem invadir o direito de quem felizmente tem ouvido e ouve tudo, mesmo que não queira. Muitos irão dizer: antes ouvir isto do que ser surdo. Verdade. Mas é sempre bom dar um toque no amigo ou colega quando ele não percebe o quanto é irritante.
Assim, concluo dizendo que o assobio é uma postura antissocial e extremamente egoísta, sendo que pode até fazer bem para o cérebro de que fica assobiando, mas incomoda a quem quer trabalhar com o mínimo de silêncio, principalmente, em uma Instituição de Pesquisa e Ensino. Se você trabalha sozinho é uma coisa, mas em uma repartição pública ou escritório, principalmente, sem paredes delimitadora de espaço, a coisa muda de figura.
E, imagine o que ocorreria se todo mundo decidisse assobiar ao mesmo tempo, cada qual sua melodia, qual seria o resultado?
Aqui, ouço diversas sinfonias de assobio o dia inteiro e até sei quem está transitando pelos corredores. Há colegas que ficam quietos em suas salas, mas é só colocar o pé no corredor para ir no banheiro ou tomar um café que começa a assobiar e passa de frente todas as salas assobiando; se estão esperando o elevador, além de assobiar, batem com a caneta em alguma estrutura de metal para intensificar o barulho; batem palmas; batem em folhas; batem papo em tom de voz alto; e, nem percebem o quanto são inconvenientes...

A Morte do Assobio"Pode parecer ridículo, mas há alguns dias fiquei envergonhado por estar assobiando despreocupadamente uma música no meio das pessoas com quem trabalho. Parei para prestar atenção a minha volta e todos estavam trabalhando em silêncio, sem perceber o que se passava comigo. Foi quand…
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

18 comentários:

  1. Excelente texto. Trabalho com um egoísta que assobia o dia inteiro. Já dialoguei e pedi que parasse, mas só fez intensificar a atitude.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Trabalho com um egoísta que assobia o dia inteiro. Já dialoguei e pedi que parasse, mas só fez intensificar a atitude.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente isso. A difícil decisão de dialogar com o assobiador compulsivo faz-nos agir de maneira passiva para não interferir na "liberdade" do Outro, mas nem sempre o Outro se preocupa se está ou não invadindo na nossa privacidade e a nossa paz. Aliás, pelas atitudes daqueles que percebem que está nos incomodando e intensificam os barulhos ou ruídos repetitivos, acredita-se que tudo fora premeditado. Eu também percebo isto mesmo que nunca tenha reclamado de alguém não tão próximo. O Único amigo que reclamei, ele afirmou categoricamente que não estava assobiando. Ele fazia de maneira tão automática que sequer sabia que emitia algum som audível. Todavia, passava o dia inteiro assobiando algo incompreensivo. Não se tratava de música chiclete que estava na sua mente. Era um som esquisito para dentro que sempre se repetia e incomodava muito. Graças a Deus ele se aposentou...

    ResponderExcluir
  4. MEU COMPANHEIRO DE TRABALHO TEM A CAPACIDADE DE COLCOAR MUSICAS E ASSOBIAR JUNTO, MUITO MAIS ALTO QUE A MUSICA, JURO DA VONTADE DE SAIR CORRENDO, NÃO DA PARA OUVIR A MUSICA E MUITO MENOS ENTENDER ALGUM RITIMO DOIDO INVENTADO DENTRO DAQUELE ASSOBIO. E A TEM UMA PITADINHA A MAIS, ELE GOSTA DE BATUCAR COM OS PES TENTANDO RITIMAR A MUSICA... GENTE SOCORROOOOOOOO....

    ResponderExcluir
  5. A sátanas da minha cunhada agora é fazendo isso o dia todo, quando para coloca um som no volume maximo e fica gritando mais alto que a musica e eu trabalho com esculturas e pintura e preciso de consentração e pra piorar sofro de misofonia que da um trastorno e esplosão de raiva e desgosto profundo no cérebro.

    ResponderExcluir
  6. Gente, tive que pesquisar esse tema, pois não era possível que só eu sofresse com isso. A criatura além de assobiar O TEMPO TODO, as vezes fica gemendo com a música, ou batucando a caneta, ou as mãos...sério, é muito angustiante. Não consigo nem ler em paz.

    ResponderExcluir
  7. Tudo isto está relacionado com o síndrome de Tourette, pessoas que têm estes comportamentos têm este síndrome.

    ResponderExcluir
  8. O Namorado da Minha Mãe tem esse mesmo problema e não consegue ficar nem 20 minutos a ver televisão sem se levantar, não consegue parar com o assobio irritante o dia inteiro e tem uma atitude extremamente rude e egoísta.

    ResponderExcluir
  9. Esse texto é de 2016, mas o autor responde? Participa? Porque tenho algum relato... Trata-se de um amigo que se tornou inimigo, por consequência de suas próprias atitudes para comigo, pois, logo, obviamente, tomei uma ATITUDE. Bom, tal pessoa (alcoólatra), veio morar ao lado da minha casa, e assovia o dia INTEIRO. O que ele quer dizer? Seria um recado, uma "mensagem subliminar"? Estou quase tomando outra ATITUDE. É um assovio claramente sarcástico, e cheio de veneno com desejos ruins. Autor(a), poderia me dar uma explicação em foco? Praticamente já sei a resposta, mas gostaria de ouvi-lo(a). Grato. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Thiago: desculpe-me a demora em responder a sua mensagem. Somente hoje, depois de mais de 3 anos e meio sem publicar aqui no Blogue, resolvi voltar a publicar. Então, não tinha visto os comentários do ano passado, pois o último que respondi foi em março de 2019. Normalmente, eu participava e respondia a todos, mas devido a problemas profissionais, nos últimos anos, não pude interagir com os leitores desta página. Não obstante aos relatos aqui lidos, posso ter uma visão completamente distinta das impressões aqui registradas, pois cada caso é um caso e cada pessoa possui a sua perspectiva. Li atentamente o seu relato e lamento profundamente o ocorrido. Na verdade, os nossos piores inimigos, talvez, no passado, tenham sido os nossos melhores amigos. Quem não os possui?! O pior do seu caso é que o indivíduo sofre de uma triste doença, o alcoolismo. Não tem como contemporizar este fato e pensar que o cidadão não teria as mesmas atitudes se não sofresse dessa moléstia que o faz querer aporrinhar ainda mais os seus desafetos. Já tive amigos com tais atitudes. Tive amigos alcoólatras que, enquanto sóbrios são ótimas pessoas, mas, quando embriagados, se revelam ameaçadores inimigos. Tive um amigo assim. Perdoei diversas vezes as suas atitudes até que um dia chegou no limite e quase as agressões verbais não extrapolavam para agressões físicas, mas neste dia eu também estava alterado porque era uma confraternização entre "amigos". Agora, independente do caráter da pessoas, esses pequenos vícios só fazem piorar aquilo que eles têm de pior. Algumas atitudes são provocativas e alguns gestos ou falas são repetitivas quando o indivíduo está visivelmente alterado. Sim. Pode ter uma mensagem subliminar em algumas ocasiões e, em outras, não. Isso ocorre porque, às vezes, o cara nem si dá conta daquilo que fala, gesticula ou assovia. Eu tive um amigo que tinha o hábito de assoviar o dia inteiro dentro de sua sala, do outro lado do corredor bem distante da minha, mas que, em um belo dia, eu cansado daquele barulho repetitivo, quando me dirigi à sua sala e o pedi para dar um tempo no assovio, ele me respondeu que não estava assobiando. Ele mesmo não si dava conta que o fazia. Fiquei na sala dele conversando sobre outros assuntos; peguei um jornal e comecei a ler; fiquei lá por alguns minutos e, depois, quando ele se distraiu, ele recomeçou o assovio para dentro, baixo, mas dava para escutar. Então, pude falar para ele que era aquele barulho que eu ouvia o dia inteiro do outro lado do corredor. Nesse momento, percebi que nem ele sabia o que fazia. Um vício que ele perdeu o controle, pois esse amigo não era doente ou dissimulado, era um cara legal e solidário, mas não si dava conta do vício. Vale lembrar que o princípio de presunção de fé determina que, a boa fé presumida e a má fé deve ser comprovada. Nesse caso específico, não havia má fé. Ele prometeu si policiar e não repetir tanto, mas ele assumiu a bronca e disse que não tinha controle. O vício do cachimbo deixa a boca torta. Em outros casos a gente sabe quem é dissimulado e que gosta e sente prazer em provocar e irritar a gente. Cada caso é um caso. Um cordial e fraterno abraço...

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Um cara aqui, assobia o tempo todo,a mesma musica,o que ?

    ResponderExcluir
  12. ...tem alguém aqui no prédio que passa o dia das 8 até as 22h, assobiando sempre a mesma coisa, penso que isso é um tipo de doença maldita, falta de auto estima ou algo assim, precisa se aparecer e mostrar que está lá sabe ? n
    ão pode ser normal, o som ecoa pelos corredores e até lá fora na garagem em um raio de 100mt, não ei como consegue assobiar tão alto o desgraçado! já tentei identificar mas o som é muito disperso, por causa desse fdp acho que tenho misofonia...pior, esse coisa se repete a mais de 2 anos diariamente !

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse problema, minha sogra q está morando na minha casa não para de assobiar, sou enfermeira e preciso dormir, mais ela não deixa, por conta dos assobios o dia todo. Já vou reclama-lá, não queria, mais por conta dos plantões noturnos preciso dormir pela manhã se não viro zumbi. A pessoa tem q se tocar

    ResponderExcluir
  14. Eu passo por esse problema, mas meu marido não entende. Sou jornalista e preciso de concentração para escrever. Tem dias que enlouqueço. Já tentei conversar, mas não adianta, ele diz que é implicância e não quero brigar. Não vejo como resolver a situação . Meu trabalho é em home office. Ele assobia até enquanto come.

    ResponderExcluir
  15. Só reclama de quem assobia, quem não sabe assobiar... quiser aprender, manda um e-mail

    ResponderExcluir