LIÇÃO DE CIDADANIA
O Diretório Acadêmico do Curso Superior de Administração Pública, da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro promoveu uma debate sobre a conjuntura política atual, como é impossível registrar todas as falas apenas compartilho esse momento ímpar em que os estudantes, professores e funcionários da FJP puderam fazer uma análise do momento de polarização política que vivemos.
O debate foi muito acalorado e o Auditório principal da Fundação João Pinheiro foi pequeno pela grandeza do fórum.
O evento foi organizado e conduzido pelos estudantes da diretoria do DA, da Escola de Governo da FJP, do Diretório Acadêmico (DA) , em que foi discutida a conjuntura política do Brasil sob a ótica dos dois lados antagônicos que apresentam.
Foram convidados o Professor Juarez Rocha Guimarães, da UFMG e o Jornalista estrangeiro que vive no Brasil desde 2002, Diego Hernandez, exatamente para continuarmos no campo das ideias de discussão político-ideológica com argumentos com o intuito de conscientizar mais a todos nós o que de fato está ocorrendo no Brasil.
O mais importante de tudo isto é avançarmos para solução democrática para alguns dos nossos principais problemas respeitando as instituições públicas e cada papel dos agentes públicos, investigando os ilícito de maneira equânime dentro da legalidade, sem as arbitrariedades cometidas até pela justiça que deveria aplicar a lei a si mesma no intuito de manter a soberania nacional e o estado democrático de direito.
Contudo, em que pesasse os debatedores tivessem as suas opiniões a favor ou não do impedimento da nossa presidente, todos estão conscientes da necessidade de investigar os crimes cometidos por todos os gestores públicos e agentes políticos, sem exceção, arquivamento de processos sem a devida investigação, sem vazamentos seletivos para a imprensa, mantida a legalidade dos atos administrativos pelo Ministério Público e Polícia Federal.
A tônica do debate seguiu a trilha mais adequada do momento conhecer um pouco mais a nossa história política e a experiência do exercício da democracia com a devida liberdade de pensamentos, ideias e posicionamentos. para construir ou reorganizar a nossa política no sentido de combater a corrupção sistêmica com proposta de pesquisas, indicadores e a construção de mecanismos de inibição dessa prática abominável que passa por uma instituição de pesquisa e ensino.
Eu poderia fazer um breve de relato daquilo que compartilhamos juntos nesse debate, mas todos que estiveram presentes sabem muito bem o quanto foi enriquecedor ouvir as vozes da DEMOCRACIA.
Então, vou resumir: LIÇÃO DE CIDADANIA...
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