quarta-feira, 23 de março de 2016

DEBATE: CONJUNTA POLÍTICA NA FJP

LIÇÃO DE CIDADANIA
O Diretório Acadêmico do Curso Superior de Administração Pública, da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro promoveu uma debate sobre a conjuntura política atual, como é impossível registrar todas as falas apenas compartilho esse momento ímpar em que os estudantes, professores e funcionários da FJP puderam fazer uma análise do momento de polarização política que vivemos.
O debate foi muito acalorado e o Auditório principal da Fundação João Pinheiro foi pequeno pela grandeza do fórum.
O evento foi organizado e conduzido pelos estudantes da diretoria do DA, da Escola de Governo da FJP, do Diretório Acadêmico (DA) , em que foi discutida a conjuntura política do Brasil sob a ótica dos dois lados antagônicos que apresentam.
Foram convidados o Professor Juarez Rocha Guimarães, da UFMG e o Jornalista estrangeiro que vive no Brasil desde 2002, Diego Hernandez, exatamente para continuarmos no campo das ideias de discussão político-ideológica com argumentos com o intuito de conscientizar mais a todos nós o que de fato está ocorrendo no Brasil.
O mais importante de tudo isto é avançarmos para solução democrática para alguns dos nossos principais problemas respeitando as instituições públicas e cada papel dos agentes públicos, investigando os ilícito de maneira equânime dentro da legalidade, sem as arbitrariedades cometidas até pela justiça que deveria aplicar a lei a si mesma no intuito de manter a soberania nacional e o estado democrático de direito.
Contudo, em que pesasse os debatedores tivessem as suas opiniões a favor ou não do impedimento da nossa presidente, todos estão conscientes da necessidade de investigar os crimes cometidos por todos os gestores públicos e agentes políticos, sem exceção, arquivamento de processos sem a devida investigação, sem vazamentos seletivos para a imprensa, mantida a legalidade dos atos administrativos pelo Ministério Público e Polícia Federal.
A tônica do debate seguiu a trilha mais adequada do momento conhecer um pouco mais a nossa história política e a experiência do exercício da democracia com a devida liberdade de pensamentos, ideias e posicionamentos. para construir ou reorganizar a nossa política no sentido de combater a corrupção sistêmica com proposta de pesquisas, indicadores e a construção de mecanismos de inibição dessa prática abominável que passa por uma instituição de pesquisa e ensino.
Eu poderia fazer um breve de relato daquilo que compartilhamos juntos nesse debate, mas todos que estiveram presentes sabem muito bem o quanto foi enriquecedor ouvir as vozes da DEMOCRACIA.
Então, vou resumir: LIÇÃO DE CIDADANIA...
Ninguém esperava que a tarde de ontem, ao mesmo tempo que foi inesperada, fosse tão interessante. O que você achou do debate de ontem? Não deixe de comentar!
A menos que você viva isolado do mundo, com certeza deve estar por dentro dos últimos acontecimentos envolvendo o cenário político brasileiro, e quase certeza t...
DACSAP.WIX.COM
Curtir
Comentar
Comentários
Eustáquio Braga Hora de debate: a conjuntura política atual
March 18, 2016
A menos que você viva isolado do mundo, com certeza deve estar por dentro dos últimos acontecimentos envolvendo o cenário político brasileiro, e quase certeza também de que você deve ter suas próprias opiniões sobre o assunto. Opiniões próprias são necessárias, e é com base no diálogo entre elas que nossa democracia é construída (ou pelo menos deveria ser).

Por isso, o momento não poderia ser perdido, nem ser adiado. Como estudantes de administração pública que estarão diretamente ligados ao contexto político vigente, é necessário discutir e debater, sempre que possível, sobre os eventos que têm balançado a política brasileira, ganhado destaque nas mídias, e dividido opiniões.

Pensando nisso, um debate foi realizado na tarde dessa quinta, por iniciativa do aluno Alexandre Freitas, em conjunto com o DA. Visto que a cada dia é um novo episódio de nosso House of Cards brasileiro, a discussão não poderia esperar pelos próximos capítulos, e o debate foi então concebido, planejado e realizado no exato mesmo dia, provando ao final que não poderia acontecer em momento mais oportuno.

O debate teve como convidados o professor Juarez Guimarães e o jornalista mexicano Diego Hernandez, que expuseram suas posições e opiniões, e depois abriram espaço para que quem estava assistindo também pudesse se expressar e agregar valor ao diálogo proposto.

Tivemos, então, um debate de alto nível, não só entre os convidados mas também entre os alunos e servidores, quebrando a rotina da Fundação que constantemente pede por verdadeiros debates como esse.

O D.A. gostaria de agradecer não só os convidados que contribuíram para fortalecer o debate mas também aos alunos que apoiaram em peso no evento, além dos professores, que propiciaram a liberação das aulas no horário do evento, coordenação do CSAP, direção da escola de governo, e presidência da fundação João Pinheiro, que apoiaram a iniciativa.
http://dacsap.wix.com/dacsap#!Hora-de-debate-a-conjuntura-pol%EDtica-atual/s4fxu/56eb476c0cf27d89644e2a13

Nenhum comentário:

Postar um comentário