quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NOTÍCIA É DIFERENTE DE OPINIÃO

Companheiros: peço-lhes apenas que tenham cuidado com a leitura, pois uma coisa é a notícia e outra coisa bem diferente são as diversas opiniões.
O Estado é arrecadador de impostos e deve investir tal receita em políticas públicas para a sociedade. Logo, o governo sempre irá arrecadar impostos porque todos os cidadãos não deixam de consumir e todos os produtos são tributados, uns mais e outros menos.
A arrecadação é sazonal, cresce e e decresce naturalmente, mas depende sim da situação econômica do país, da região e também da economia global, pois novos investimentos proporcionam um incremento da produção, do consumo e, por conseguinte, de eventuais aumento da receita.
A Folha de Pagamento consome cerca de 55% se aproximando do percentual máximo de 60% da Receita Corrente Líquida, o que não quer dizer que o governo tem folga no orçamento e deixar de implementar as políticas públicas das diversas áreas, principalmente, de investir os percentuais exigidos por nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública.
Então, não precisa ser um excelente economista para identificar o problema de caixa que é crescente, não somente desde 2010, pois nos últimos 12 anos, a dívida do estado foi multiplicada várias vezes, inclusive, com gastos duvidosos com a construção de uma cidade administrativa e o tanto de recursos que foram para o ralo com gastos com cargos comissionados de recrutamento amplo, se fosse de recrutamento limitado saria mais em contra e beneficiaria os servidores efetivos.
Neste sentido, muita cautela e prudência são de vital importância, mas o Estado está buscando novas parcerias e novos investimentos. Hoje, o quadro é desfavorável, mas quem sabe a médio prazo a situação não mude. Vamos aguardar e não tirar conclusões a partir de uma opinião. Vamos ouvir mais opiniões, participar de fóruns de discussão e entender a real situação e as projeções para os próximos anos.
Lutar sempre, apesar das dificuldades, mas não esqueça que uma coisa é notícia e outra bem diferente é a opinião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário