terça-feira, 23 de junho de 2015

MEDO

E, POR FALAR EM MEDO, FALA MIA COUTO: ...

“Há quem tenha medo que o medo acabe” – Mia Couto

MEDO
Thackyn Braga​

Existe um sentimento secreto
Aquele que guardamos à sete chaves
Talvez, alguns o revele na primeira oportunidade.
Mas, certamente, outros fingem não o sentir...

Para intimidar?
Para se fortalecer?
Para se encorajar?

Guardo comigo o meu medo
Quando revelo a minha vã coragem
O medo de sentir o meu próprio medo
Faz-me ter coragem de lutar...

Apesar da ausência de força
Apesar da fraqueza
Apesar das dores...

E, apesar do medo, encho-me de coragem e luto...
Porque o medo se travestiu de força e energia
Fez-me forte no instante da luta daquele último dia
E, hoje, estou aqui falando do medo que acabou...

D E R R O T A D O
D E S T R U Í D O
H U M I L H A D O



0:00/7:45
27.161 visualizações
Ivan Valente carregou um novo vídeo.
“Há quem tenha medo que o medo acabe” – Mia Couto
Em tempos de conservadorismo e retrocesso, de ataque aos direitos sociais e civis, tem se tornado hábito dos porta-vozes do atraso tentar, através do medo, impor sua ignorância e seus preconceitos ao conjunto da sociedade.
Em uma das reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Ivan Valente fez uso da palavra para se manifestar contra a redução da maioridade penal, afirmando que o Congresso Nacional deveria ser um espaço de legisladores e não de vingadores. Em sua fala, Valente mencionou um trecho de um famoso discurso do escritor moçambicano Mia Couto, intitulado “Há quem tenha medo de que o medo acabe”, numa referência a forma como os defensores da redução da maioridade penal fazem o debate, sempre apoiados em distorções que não levam em conta o conhecimento científico e os dados da realidade.
Nesta semana, em que o tema voltou a ser discutido na Câmara e na mídia social, achamos que valia a pena relembrarmos Mia Couto, num alerta para que a sociedade não permita que nossa civilidade e humanidade sejam soterradas pelo medo e a ignorância.
Mandato Ivan Valente – PSOL/SP
Para ver a íntegra da fala de Ivan na CCJ, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YqMALn2R8UY

Nenhum comentário:

Postar um comentário