terça-feira, 17 de novembro de 2015

MINAS SÃO TANTAS E QUANTAS MINAS HÃO DE MINAR?

MINAS SÃO TANTAS
Thackyn Poeta
Thackyn Braga
Minas são tantas e quantas minas hão de minar?...
Nas propagandas políticas
Vemos de tudo um pouco
Imagens montadas em vídeo
Com cenários cinematográficos
Paisagens imaginárias
Tudo em alto e bom som
Áudio impecável e vídeo em alta definição
Nosso mundo irreal e virtual
São tantas Minas
Que ficamos perdidos
E não sabemos em qual moramos
E aonde residimos
Que resistimos
Essa é a única certeza
São tantas minas
Que os manos piram
Nem sabem qual mina minar
Minas cercada por minas
Explodimos em minas
No solo antes fértil
Que ainda há de minar
Minas são tantas
Quantas minas hão de minar?...
Acauã Rodrigues Dos Santos
5 hSão PauloEditado
Mineração e tragédias em Minas Gerais. Até quando?
Promotor Marcos Paulo Miranda - MG
Minas Gerais tem o seu próprio nome ligado à mineração, atividade que durante o apogeu do ouro e do diamante sustentou, em boa parte, a economia de Portugal. Nos dias de hoje, sem a fartura de pedras e metais preciosos, o minério de ferro é uma das bases da economia do Estado. Mas um lado funesto decorrente das atividades minerárias ao longo de mais de três séculos de exploração é ainda pouco conhecido: a perda de vidas humanas e a destruição do meio ambiente em episódios recorrentes na história do povo mineiro.
Tratando sobre a extração de ouro no Morro de Pascoal da Silva, em Vila Rica, em 1717, o Conde de Assumar deixou registrado em seu diário que os negros faziam “huns buracos mui profundos aonde se metem, e pouco a pouco vão tirando a terra para a lavar; porém esta sorte de tirar ouro he mui arriscado, porque sucede muitas vezes cahir a terra e apanhar os negros debayxo deitando-os enterrados vivos”.
O Barão de Langsdorff, ao percorrer região de Mariana em 1824, registrou: “passamos por um vale pobre e árido, por onde ocorre o rio São José, turvo pela lavação do ouro e em cujas margens se veem montes de cascalhos, alguns até já cobertos de capim. É difícil imaginar uma visão mais triste do que a deste vale, outrora tão rico em ouro”.
Em meados de 1844, na Mina de Cata Branca, município de Itabirito, à época alvo da exploração aurífera por uma empresa britânica, houve o desabamento da galeria explorada e soterramento de dezenas de operários escravos. Segundo os registros, dias depois do acidente ainda eram ouvidas vozes e gemidos dos negros em meio aos escombros. Ante a dificuldade de resgate, foi tomada a decisão de se desviar um curso d’água para inundar a mina, matando os pobres trabalhadores sobreviventes afogados, ao invés de espera-los morrer de fome.
Sobre o fato, José Pedro Xavier da Veiga deixou registrado nas suas célebres Efemérides Mineiras: “E lá estão enterradas naquele gigantesco túmulo da rocha as centenas de mineiros infelizes, que encontraram a morte perfurando as entranhas da terra para lhe aproveitar os tesouros. A mina conserva escancarada para o espaço uma boca enorme rodeada de rochas negras e como que aberta numa contorção de agonia”.
Em 21 de novembro de 1867, na Mina de Morro Velho, em Nova Lima, um desabamento matou dezessete escravos e um trabalhador inglês. Dezenove anos mais tarde, em 10 de novembro de 1886, a história se repetiu em Morro Velho. Mais recentemente, rompimentos de barragens nas minas de Fernandinho (1986) e Herculano (2014), em Itabirito; Rio Verde (2001), no Distrito de Macacos, em Nova Lima; e da Mineração Rio Pomba (2008), em Miraí, redundaram em dezenas de outras mortes e prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.
No último dia 05 de novembro de 2015, em Mariana, o rompimento de duas barragens da empresa Samarco soterrou quase integralmente o Distrito de Bento Rodrigues, ceifou vidas, destruiu dezenas de bens culturais e danificou de forma severa os recursos ambientais de vasta extensão da Bacia do Rio Doce. Todos sabem que a história é mestra da vida e os fatos adversos por ela registrados devem servir de alerta para o futuro, para que os erros não sejam repetidos.
O aprendizado com os equívocos de antanho deveria impor ao setor minerário da atualidade uma completa mudança de paradigmas. Afinal, temos condições de sermos autores da nossa própria história e não podemos admitir a repetição reiterada desses desastres como algo normal, inerente às atividades econômicas de Minas Gerais.
Entretanto, percebemos que ainda se avultam as inconsequentes condutas induzidas pela ambição do lucro fácil e pelo desdém aos direitos alheios, não raras vezes secundadas pela omissão ou incompetência de autoridades públicas responsáveis pelos processos de licenciamento ambiental, que se contentam com a adoção de tecnologias ultrapassadas em empreendimentos de alto risco, que raramente são fiscalizados.
A anunciada flexibilização do licenciamento ambiental pelo Governo de Minas, com o nítido propósito de beneficiar, entre outros, o seguimento dos empreendimentos de mineração, segue na contramão do que a sociedade mineira espera e precisa: segurança e respeito aos seus direitos.
É hora de dizer um basta.
.
Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Veja uma compilação de artigos. SUGESTÕES, indique nos comentários.
.
Tragédia em Mariana mostra que barragens são bombas armadas
http://noticias.uol.com.br/…/tragedia-em-mariana-mostra-que…
A lama da Samarco e o jornalismo que não dá nome aos bois
http://outraspalavras.net/…/a-lama-da-samarco-e-o-jornalis…/
O Mito da demora no Licenciamento Ambiental
http://www.ihu.unisinos.br/…/533466-o-mito-da-demora-no-lic…
Quem é Quem nas Discussões do Novo Código de Mineração
Clarissa Reis Oliveira para o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração
http://ibase.br/…/uploa…/2015/09/quem-e-quem-comite-2014.pdf
A Tragédia das Barragens da Samarco e o Licenciamento Ambiental Ineficiente, Burocrático e Mercantilizado
http://licenciadorambiental.com.br/a-tragedia-das-barragen…/
Minas Gerais: onde estão Ana Clara, Mateus, Yuri e Thiago?
Tragédia em Minas não terá sua “foto de criança síria”; postura das autoridades e da imprensa, até agora, é protocolar, sem empatia com a população atingida
http://outraspalavras.net/…/mariana-mg-onde-estao-ana-clar…/
Licenciamento de barragem em Mariana está vencido há dois anos
http://oglobo.globo.com/…/licenciamento-de-barragem-em-mari…
Ambientalistas querem maior rigor em novo código de mineração
http://www.ihu.unisinos.br/…/549078-ambientalistas-querem-m…
Basta! Chega de mortes, destruição e sofrimento para saciar a voracidade da mineração!
http://www.ihu.unisinos.br/…/548772-basta-chega-de-mortes-d…
Governo de Minas Gerais perdoa 120 mil multas ambientais
http://www.correiodeuberlandia.com.br/…/governo-de-minas-g…/
Fotos revelam rachadura em outra barragem em Mariana
http://g1.globo.com/…/fotos-revelam-rachadura-em-outra-barr…
Da lama ao caos: o País que não queremos
http://www.ihu.unisinos.br/…/549041-da-lama-ao-caos-o-pais-…
Rompimento de barragem pode impactar vida marinha por cem anos
http://www.cartacapital.com.br/…/rompimento-de-barragem-pod…
“Lama de Mariana pavimentou rios por onde passou. Dano é irreversível”
http://www.ihu.unisinos.br/…/549064-lama-de-mariana-pavimen…
O rompimento da barragem da Samarco e a enxurrada de culpados
http://www.ecodebate.com.br/…/o-rompimento-da-barragem-da-…/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário