sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

E POR FALAR EM MORTE DIGA: A DEUS A DEMOCRACIA...

Se de tudo que me resta na vida
senão a própria valo[r]osa vida
guardo na já vazia memória apenas...
a própria memória de uma vida ter vivido
e pela vida ter o carinhoso afeto e um teto dividido
sempre à procura da humanidade perdida
encontrei meu crânio intacto
enquanto a minha fraca carne parca
aqueceu e se esfriou sem causar frisson
 se não há mais vela no antigo castiçal
ou se não há mais chama na vela
que antes iluminava os meus umbrais
assim deixar-me-ei em chamas
quando chegadas as mais altas horas
quando o último grau de areia esvair-se
do lado de cima para o lado de baixo da ampulheta
quando acabar o até breve do suposto aiyê
e partir-me em direção incerta quiçá ao Orum
em espírito quem sabe visitar-te-ei em cartas
acredito que psicografadas
por outro antigo ancestral reencarnado
que guardou o mesmo pincel e a velha tinta
daquilo que restou do também antigo pau-brasil
e também daquele viu metal
que serviu para forjar a espada de luta
a foice e o martelo da labuta
a cancela e o arroio
o caro gel e a falida política
a revolucionária reforma agrária
que juntou ricos e pobres
mas jogou os dados no penico
jogo de vida e morte...
que separa o trigo do joio
a terra da liberdade
o céu do inferno que fizeram da terra
daquela antiga vala que se definiu cisterna
ou do esgoto que me reduziu a excremento
estrume indigesto que água cura e fura...
deste mármore podre e da confiscada lápide
que golpearam-na com enferrujado cinzel
a letra triste de uma sucinta e repetida frase: aqui jaz...
que resume a vida em epitáfio...

E POR FALAR EM MORTE DIGA: A DEUS A DEMOCRACIA...
C

Nenhum comentário:

Postar um comentário