sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

PALHAÇOS & GOLPISTA X PALHAÇOS GOLPISTAS

O Everardo Oliveira Silva, vulgo palhaço Tiririca, do partido PR de São Paulo, pode até sair tiririca da vida, do picadeiro e até da Câmara Federal, daqui a um ano, quando acabar o seu mandato, uma vez que não renunciou, que, de certa maneira, mesmo não querendo deixar transparecer, uma certa demagogia ao criticar o parlamento e dizer aquilo que o povo espera ouvir. Cospe no pato que comeu e se evergonha da sua própria vergonha. Todavia, também ajudou a derrubar uma presidente eleita pelo voto popular e, mesmo que tenha sido assíduo e diga ter votado em favor deste povo que necessita dos serviços públicos e dos programas sociais, coisa que duvido,pois votou a favor da PEC que congelou os gastos públicos por 20 anos prejudicando os principais investimentos sociais, sai com a pecha de golpista, muito embora saibamos que deputados do baixo clero não apitam nada na Câmara Federal. Ele, em sua propaganda política, disse que não sabia dizer o que um deputado fazia, com ele, pior do que estava não ficaria. Errou feio porque ficou. Adeus Tiririca. Vai tarde... Contudo, não se preocupe porque este mesmo povo sofrido, em sinal de protesto, elegerá deputados piores que você, principalmente, o eleitorado Paulista e Carioca...
PIOR DO QUE TÁ SEMPRE FICARÁ, APESAR DA SAÍDA ESTRATÉGICA PARA CAGAR DOS TIRIRICAS...
ABESTADO NÃO É QUEM ACREDITA EM LÁGRIMAS DE CROCODILO E SIM QUEM VOTA EM ABESTADOS...

Quer saber? Se aquele palhaço golpista largar o osso, acho que vou roer...
Sabe porque? Sou 13% namastê; 45% vai se foder; 40% quem é mesmo você?; e, 2% nem ele mesmo sabe quem é, como eu vou saber?

Tiririca mal consegue balbuciar em seu discurso único na Câmara (ele anunciou que não será candidato à reeleição), mas de bobo não tem nada. Está se utilizando da tática do bode na sala para tentar sair por cima. Na seguinte linha: "Eu sou um deputado medíocre e fui pego no flagra com um desviozinho menor, mas vejam como tem gente pior que eu, com ficha corrida".
A aventura desse anti-herói macunaímico (com preguiça para apresentar projetos e fazer discursos, mas não para ficar papeando no fundão do plenário com aqueles que desviam verbas da saúde) deveria servir para mostrar à população que de nada adianta eleger aventureiros com cartas de boas intenções e imagem conveniente de "pessoa pura".
Mas não. Estão caindo conto do vigário. Digo, no conto do palhaço.
*
Em primeiro lugar porque a maior parte dos políticos que se apresenta com esse perfil "independente" é apenas oportunista. Não consta que Tiririca tenha rasgado os contracheques e benesses. Não consta que tenha apresentado projetos distribuidores de renda. E, sim, consta, aí sim, que ele se aproveitou de verbas públicas para viajar por aí como palhaço.
Em segundo lugar porque o sistema político brasileiro - e eleitoral - está muito acima desses supostos gritos e espasmos de independência. Aliás, o sistema se alimenta desses próprios simulacros. Eles funcionam para dar uma ideia de democracia real, de oportunidade para todos, quando, a rigor, a democracia representativa está dominada pela plutocracia política.
**
Tiririca existe (esse arremedo de Tiririca que é o Tiririca político) porque existem os Waldemar Costa Neto, o presidente do PR que lançou o palhaço como político porque esse partido pouco republicano queria aumentar sua bancada (e seu fundo partidário) e não viu problema nenhum em eleger alguns "liberais" com o voto do humorista. Tiririca multiplica aqueles que Tiririca critica.
Tiririca, o Político, não é o Tiririca original. É um títere, um boneco, um cavalinho do Fantástico com os dentes arreganhados. Uma Waldemarionete descartável. Usaram, jogaram fora. Com ganhos para ambas as partes. Pois a partir de 2019 ele deverá curtir sua aposentadoria da Câmara. (Ou, caso tenha a dignidade aparente de renunciar a ela, continuará capitalizando a exposição midiática em seus shows.)
***
Ele quer nos fazer crer que não havia nenhum problema em se aliar a Waldemar, aos Waldemares de lama. Em pedalar politicamente com golpistas, em votar contra a previdência e a favor do congelamento dos gastos da saúde (olhem ela aqui de novo, a saúde) e da educação. Quando, sim, tudo pode ficar pior do que fica. Ficou, Tiririca, com sua assinatura - com seu nome, com sua hipócrita "dignidade".
E nada disso é uma piada. O nome exato dessa tiriricada e desse tiririquismo atende por escárnio. E não que esse deputado medíocre e balbuciante seja o pior da laia. Apenas se prestou a camuflar de bom mocismo o truque pilantra, a suposta tentativa de moralizar o imoral - como se a renovação da política nacional dependesse de supostos bons moços, de legiões de Tiriricas.
E não de construção diária de alternativas nas ruas e nas periferias, nas comunidades de base, com projetos baseados em décadas (em séculos) de debates sérios, feitos por gente realmente séria, e não enganadores que querem emprestar tom de seriedade a alguns momentos de pausa na coleção de piadas. A mudança não ocorrerá a partir de risos e balbucios. Ela virá do desprezo.
****
Há quem ache que a política nacional continuará indo de mal a pior (essa política capturada pelo poder econômico mais jeca do planeta) apesar de Tiririca. Mas não. Ela seguirá guiando nosso cadafalso justamente porque gente como Tiririca engana a população, passando-se por "gente do povo", "incólume", "que se preocupa com a saúde" e "cumprimenta o pessoal da limpeza da Câmara".
para fazer esse povo espoliado e enganado acreditar que mais gente com essas qualidades calculadas possa emergir do Pântano da Desigualdade rumo a um país mais justo. (E menos corrupto etc.)
Não, nada emergirá desse sorrisinho cínico do palhaço, nada emergirá dessa farsa e desses farsantes.
Muito menos dos colegas engravatados que estão rindo desses oito anos de falsa pantomina.
Alceu Castilho
*****
Nada emergirá dessa falta de glória, desses inglórios palhaços.
Texto de Alceu Castilho


Nenhum comentário:

Postar um comentário