sexta-feira, 31 de julho de 2020

SER PAI

Visitando o perfil de uma amiga e, lendo uma postagem sobre Pai Biológico, saiu este textão do nada, pois sequer sei o que é ser pai. Na verdade, sei bem o pai que não tive na infância e o significado do desexemplo de conceito de pai. Enfim, segue o dito texto...
SER PAI...
Difícil missão, que se bem cumprida, será bem comprida...
A primeira premissa é a dicotomia se estabelece em ser um pai frente o desafio de ser um criador; educador; formador de caráter; e, formador de um excelente cidadão; e, etc.
A segunda premissa é não se assustar com os desafios provocados pela primeira premissa é ser apenas um pai amoroso, carinhoso, afetuoso, para que, educadamente, a criança perceba o excelente pai que tu és e se espelhe nos bons exemplos de ti enquanto pessoa humana e cidadão perante a sociedade.
Neste contexto, não basta ser o homem provedor da família, pois a família moderna é composta por cidadãs e cidadãos conscientes que se inserem na sociedade e no Mercado de Trabalho de maneira equânime e divide todas as responsabilidades domésticas de forma igualitária.
Assim, como o bom exemplo vem de casa, essa criança crescerá em um ambiente favorável para o bom aprendizado enquanto indivíduo e a sua importância perante a sociedade, sempre respeitando os bens públicos e os bens privados, além de tudo o que diz respeito ao processo ensino aprendizado e a necessidade das relações humanas afetuosa e respeitosas.
Na teoria, é assim que tudo em tese deveriam funcionar, mas na prática é nos problemas corriqueiros do dia-a-dia, tudo isso cai no esquecimento e, quando nos deparamos, a criança já virou um adolescente rebelde e não teve a devida atenção do pai e coube a mãe a dupla tarefa, além da tripla jornada.
Bem, este erro não o cometi, pois sou um pai sem filhos, não os fiz e não os criei, mas bem sei dos desafios e respeito todas opiniões, muito embora não tenha testado a minha teoria.
Na verdade, falar é fácil, o difícil é ser um bom pai, mas bem sei que muitos aqui conseguem bem cumprir tal missão, uns mais e outros menos.
Pai não é somente aquele fornecedor de material genético, o verdadeiro pai se faz presente na vida e no amor incondicional que assiste e acompanha a criança nas diversas fases de sua vida e perdura pela vida adulta se este o permitir e retribuir o afeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário