segunda-feira, 20 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA APOSENTADOS



Resumidamente, pretendo exercer uma nova atividade de maneira informal e voluntária, caso sobreviva, primeiramente, a Pandemia e, em seguida, a Aposentadoria.
Há no mercado dois tipos de aposentados. O primeiro é composto pelo Aposentado Raiz e, o segundo, trata-se do Aposentado Nutella.
Uma vez estabelecidas as premissas, passamos para a definição de aposentado.
O raiz é aquele indivíduo que se aposenta e assume que já trabalhou demais e necessita de descanso para curtir a vida e exercer somente atividades prazerosas e voluntárias.
Já o aposentado nutella é aquele ser que nunca pensou em se aposentar, mas percebeu que, com o iminente direito de garantir novos ganhos de capital, optou pela aposentadoria, ainda que precose, não fugindo do fator previdenciário, sendo que resolveu se aposentar somente para capitalizar, mensalmente, os proventos da aposentadoria, dentre outros benefícios que lhe permita maior liquidez financeira ao longo de sua vida, que pressupõe ser ainda mais que produtiva e longa.
Não quero aqui fazer juízo de valor dos interesses e da motivação de cada indivíduo, posto que cada um sabe o tamanho do seu pé, com ou sem meia, bem como o tamanho do seu calçado, e, ainda, o tamanho do seu calo ou calos, vá saber.
Dito isto, irei estabelecer algumas premissas. A primeira é para quem não se preparou para quando de sua aposentadoria e não possui recursos suficientes para a sua subsistência e necessita ganhar mais dinheiro para poder arcar com as suas incontroláveis despesas , que é a regra básica da maioria da população mundial: que rala... continua ralando até não aguentar mais. Depois, continua ralando assim mesmo.
A segunda, para quem se preparou para a evolução do pleno exercício de suas funções profissionais para adentrar o vasto mundo da inatividade. Ou seja, essa é a premissa adequada do Aposentado Raiz. Aquele que possui o mais absoluto controle do seu patrimônio, pois sabe bem a expectativa de receita, antes e depois da aposentadoria, bem como tem o completo controle de seus gastos porque a sua despesa sempre foi menor que a receita líquida.
Então, partindo das duas premissas acima, irei falar com aquelas pessoas dos dois grupos, no sentido de aplicar a teoria na prática quando qualquer um dos grupos necessitar de uma adequação financeira e/ou reestruturação dos seus "investimentos" ou gastos.
Por hoje é somente isto. Amanhã, talvez, vocês tenham mais dicas, pois como me enquadro no grupo do Aposentado Raiz, pode ser que, amanhã, eu esteja descansando e não queira gastar o meu tempo à toa dando dicas que jamais serão seguidas.
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Boa madrugada!

Eustáquio Thackyn Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário